Atelier de Artes recebe a primeira Quarta Cultural de 2011
O Projeto Quartas Culturais é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. De acordo com a Proex, a ideia é aproximar o público da produção artística desenvolvida dentro da Universidade e também chamar atenção para o espaço do Atelier, de onde sairão os próximos artistas paraenses.
Segundo o diretor de Apoio à Cultura, professor Leonardo Coelho de Souza, é necessário que se conheça a produção acadêmica do Atelier de Artes. “Muito do que é produzido pelos alunos do espaço tem se destacado fora da Universidade e no meio artístico, e a UFPA precisa conhecer os talentos que ela desenvolve”, explica.
Cinema – O recém-criado curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual também estará participando. Para o evento, a organização separou obras raras do cineasta Georges Méliès, produzidas no período de 1861 a 1938, um acervo ainda pouco acessível. Trata-se da I Mostra de Filmes dos Primeiros Tempos. Nesta primeira versão, será apresentado “O Começo do Cinema com Georges Méliès”, no auditório do Atelier de Artes, a partir das 15h.
A coordenadora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, Cláudia Melo, explica que o francês Georges Méliès (1861-1938) é considerado o pai dos efeitos visuais e da arte no Cinema. “Ele foi o pioneiro na utilização de mágica, cenário, atores, figurinos e maquiagem”, ressalta. De acordo com a professora, inúmeros autores são unânimes em afirmar que, a partir de Méliès, o cinema começa a sonhar, criando-se a dualidade “real-fantasia”, as duas grandes correntes que, até hoje, dividem críticos e historiadores das linguagens auidiovisuais. “Conhecer as obras de Méliès é uma oportunidade imperdível”, afirma Cláudia Melo.
Música - Para fechar a programação da primeira Quarta Cultural do ano, nove bandas de alunos da Universidade prometem mostrar uma diversidade de ritmos. As apresentações musicais começam às 13h30 e acontecem no hall do Atelier.
Os grupos que irão se apresentar são, respectivamente, Sambeira, Bem Chorado, Graduation Band, Pimentas Inflamáveis, Árvore Ar, Across the Universe, Só Nata e Parakangalha.
Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Comunicação da Proex/UFPA
Foto: Alexandre Moraes