terça-feira, 29 de março de 2011

Cultura e muita diversão num só lugar!

Atelier de Artes recebe a primeira Quarta Cultural de 2011

Abrindo a programação cultural do Projeto Quartas Culturais de 2011, os alunos do Atelier de Artes do Instituto de Ciências das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará apresentam uma programação com trabalhos realizados durante a graduação. Muita música, artes plásticas e cinema vão acontecer, das 9h às 19h, em diversos espaços do Atelier de Artes, Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.
O Projeto Quartas Culturais é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.  De acordo com a Proex, a ideia é aproximar o público da produção artística desenvolvida dentro da Universidade e também chamar atenção para o espaço do Atelier, de onde sairão os próximos artistas paraenses.
Segundo o diretor de Apoio à Cultura, professor Leonardo Coelho de Souza, é necessário que se conheça a produção acadêmica do Atelier de Artes. “Muito do que é produzido pelos alunos do espaço tem se destacado fora da Universidade e no meio artístico, e a UFPA precisa conhecer os talentos que ela desenvolve”, explica.
Cinema – O recém-criado curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual também estará participando. Para o evento, a organização separou obras raras do cineasta Georges Méliès, produzidas no período de 1861 a 1938, um acervo ainda pouco acessível. Trata-se da I Mostra de Filmes dos Primeiros Tempos. Nesta primeira versão, será apresentado “O Começo do Cinema com Georges Méliès”, no auditório do Atelier de Artes, a partir das 15h.
A coordenadora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, Cláudia Melo, explica que o francês Georges Méliès (1861-1938) é considerado o pai dos efeitos visuais e da arte no Cinema. “Ele foi o pioneiro na utilização de mágica, cenário, atores, figurinos e maquiagem”, ressalta.  De acordo com a professora, inúmeros autores são unânimes em afirmar que, a partir de Méliès, o cinema começa a sonhar, criando-se a dualidade “real-fantasia”, as duas grandes correntes que, até hoje, dividem críticos e historiadores das linguagens auidiovisuais. “Conhecer as obras de Méliès é uma oportunidade imperdível”, afirma Cláudia Melo.
Música - Para fechar a programação da primeira Quarta Cultural do ano, nove bandas de alunos da Universidade prometem mostrar uma diversidade de ritmos. As apresentações musicais começam às 13h30 e acontecem no hall do Atelier.
Os grupos que irão se apresentar são, respectivamente, Sambeira, Bem Chorado, Graduation Band, Pimentas Inflamáveis, Árvore Ar, Across the Universe, Só Nata e Parakangalha.

Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Comunicação da Proex/UFPA
Foto: Alexandre Moraes